ISBN: 978-65-83392-03-9
DOI: 10.5281/zenodo.14037301
Descrição: A Educação, enquanto força propulsora do desenvolvimento humano e social, encontra-se em uma encruzilhada decisiva: ao mesmo tempo em que se depara com os desafios de uma sociedade em transformação acelerada, ela também assume a responsabilidade de guiar a construção de novos horizontes. Educação Sem Limites: Ideias para um Ensino Disruptivo se apresenta como uma obra instigante e necessária, que propõe repensar paradigmas tradicionais e explorar alternativas que visem à formação integral do sujeito, pautada pela criatividade, pela criticidade e pelo compromisso ético com o aprendizado e o futuro.
A noção de ensino disruptivo aqui abordada refere-se à capacidade de romper com modelos obsoletos e de projetar metodologias inovadoras, que busquem não apenas transmitir conhecimento, mas fomentar a autonomia, o engajamento e a formação de indivíduos críticos e socialmente comprometidos. Este livro emerge como uma resposta à urgência de pensar uma educação que transcenda as barreiras geográficas, econômicas e culturais, lançando um olhar sobre a inclusão, a equidade e a valorização das potencialidades de cada educando. Ao fazê-lo, ele amplia a compreensão do ato de educar como uma prática transformadora, que deve estar alinhada com as demandas e as incertezas do século XXI.
A obra reúne reflexões de caráter interdisciplinar, que entrelaçam pedagogia, psicologia, tecnologia e filosofia para compor um mosaico de ideias disruptivas, voltadas ao repensar da educação contemporânea. Temas como a integração das novas tecnologias, a personalização do ensino, a promoção da autonomia intelectual e a valorização das competências socioemocionais são explorados sob um prisma que valoriza a prática educativa como um processo dinâmico, em constante diálogo com a realidade social. Cada capítulo desta coletânea não apenas apresenta modelos teóricos, mas também investiga experiências práticas e exemplares de inovação educacional, oferecendo ao leitor uma visão panorâmica sobre as possibilidades e os desafios de uma Educação sem fronteiras.
Dessa forma, a obra revela-se como um manifesto em favor de uma pedagogia que se recusa a ser estática, que busca incessantemente se adaptar às realidades complexas do mundo contemporâneo e que se empenha em proporcionar uma aprendizagem significativa e transformadora. A obra convoca educadores, pesquisadores e todos os interessados no futuro da educação a refletir sobre como o ensino pode e deve evoluir, cultivando mentes abertas, adaptáveis e preparadas para enfrentar um mundo de mudanças constantes.
Espera-se que esta leitura inspire ações concretas e efetivas em prol de uma educação realmente sem limites, onde o processo de aprender não se limite ao acúmulo de saber, mas se expanda para a criação de sentidos, de experiências e de futuros.
Organizadores: Jader Luís da Silveira e Resiane Paula da Silveira
Autores: Adriana Pretti Pessoa; Ana Paula Silva dos Santos Ramalho; Elisangela Batista da Silva; Ilda Jaqueline Magaieski da Silva; Jeovana Batista de Sousa Nunes; Jéssica Lorrayne Ananias da Silva; João Vitor Pires Lima de Alcantara Neri; José Paulo Crisóstomo Ferreira; Lady Dayane Rodrigues da Silva; Maria Juciete Pereira de Sousa; Maria Nazaré Ribon Silva; Renan Oliveira; Sérgio Rodrigues de Souza.
Capítulos
Capítulo 1
A PRÁTICA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
João Vitor Pires Lima de Alcantara Neri; Jéssica Lorrayne Ananias da Silva; Lady Dayane Rodrigues da Silva; Ilda Jaqueline Magaieski da Silva; Maria Juciete Pereira de Sousa
Capítulo 2
O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FRENTE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO COTISTA
Jeovana Batista de Sousa Nunes
Capítulo 3
A EDUCAÇÃO ANIMALISTA A PARTIR DAS IDEIAS E PROPOSTAS DE VICENTE DE PAULA ATAÍDE JÚNIOR
Adriana Pretti Pessoa
Capítulo 4
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS EM ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES
Renan Oliveira; Sérgio Rodrigues de Souza
Capítulo 5
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, TIC´s E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Ana Paula Silva dos Santos Ramalho; Maria Nazaré Ribon Silva; Sérgio Rodrigues de Souza
Capítulo 6
O PAPEL DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI
José Paulo Crisóstomo Ferreira; Elisangela Batista da Silva
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK